MUDANÇA!
Professor Willian Para Diretor!
Por um Mandato Democrático e Coletivo!
Eleições 2013 na Escola Básica Professora Herondina
Medeiros Zeferino
Pré-Plano de Gestão a ser apresentado a comunidade
escolar.
Apresentação
Concepção
de escola
Do ponto de vista pedagógico, nosso mandato
prezará pela garantia do direito a alfabetização e letramento, levando em
consideração que isso deva ocorrer de forma articulada a aprendizagem dos
conhecimentos científicos historicamente produzidos.
Temos o entendimento que isso precisa ser
compreendido como uma responsabilidade coletiva da comunidade escolar.
Porém, acreditamos que o primeiro passo para
o sucesso de um mandato de diretor é o respeito às diferenças. A escola é
constituída por pessoas com histórias de vida e de formação muito distintas. E
isso precisa ser respeitado. Respeitar a diversidade é o primeiro passo para
unificar a escola.
Por isso, a direção da escola privilegiará
até última instancia a construção de consensos como estratégia de ação. Nesse
sentido, será prioridade avançar onde existam acordos.
Não temos a intensão de impor nosso ponto de
vista sobre a concepção pedagógica que a escola deva possuir. Defendemos que
isso precisa ser construído de forma coletiva. Por isso, iremos propor a
transformação da atual comissão de avaliação numa comissão de revisão do
Projeto Político Pedagógico. A comissão organizaria seus trabalhos de forma
planejada durante os três anos do nosso mandato na direção. Propomos desde já,
um calendário de trabalho para cada ano:
1º ano) Proposta Pedagógica e Metas/Ações/Atividades.
2º ano) Diagnóstico; Caracterização da
unidade educativa e Indicadores
educacionais.
3º ano) Metodologia de avaliação.
A Comissão ficaria responsável por elaborar
uma proposta de texto a ser analisada, modificada se necessário, e aprovada pela
comunidade escolar.
Planejamento
com eixo central de trabalho
A escola vive numa conjuntura em que muitas
demandas aparecem da noite para o dia. Por isso, a execução da política escolar
ocorre muitas vezes de forma desarticulada. As ações acontecem e geralmente não
produzem bons resultados.
Por isso defendemos que o planejamento
antecipado das ações da escola como melhor caminho para o sucesso de nossas
ações. Temos o entendimento que planejar é antecipar situações, fugir do
improviso, é tomar o futuro em nossas mãos e decidirmos onde queremos chegar.
Nesse sentido, a direção organizará alguns
planejamentos abertos a participação de toda comunidade escolar: um geral e 3
anuais. Em ambos, deverá ser definidos ações, objetivos, prazos e responsáveis
pela execução.
O planejamento geral no início do mandato,
que definirá os objetivos e metas a serem alcançados ao longo dos três anos em
que estivermos à frente da direção. Pretendemos realizar esse planeamento ainda
no final de 2013, e seu foco principal será o definir como se deseja que nossa
escola esteja daqui a três anos, ao final do mandato.
Os planejamentos anuais serão organizados
sempre nos primeiros dias letivos de cada ano, e estabelecerá, a luz do
planejamento geral, quais ações serão prioritárias para o respectivo ano
letivo.
Colegiado
de Direção
A direção contará com um colegiado, que se
reunirá semanalmente as sextas-feiras, e que será responsável por avaliar as
atividades desenvolvidas na escola durante a semana, e indicará as demandas e
prioridades na agenda da semana seguinte.
O colegiado de direção será formado pelos
seguintes membros: 1 (um) professor dos anos finais, 1 (um) professor dos anos
iniciais, 1(um) profissional da EJA, 1 (um) membro da equipe pedagógica, 1 (um)
profissional da equipe de terceirizados, 1 (um) estudante e 1 (um) pai ou
responsável legal indicado pelo Conselho Deliberativo.
Os membros do colegiado da direção serão
indicados pelos seus pares e sua escolha não sofrerá interferência da direção
da escola, sempre indicando pelo menos 1 (um) membro suplente. O horário de
trabalho será reordenado no início do ano para que, os professores não estejam
em sala de aula no momento da reunião do colegiado de direção.
A cada encontro serão divulgados para a
comunidade escolar os resultados da reunião, como avaliação das atividades
desenvolvidas e demandas e agenda para a semana seguinte.
Comissão
de Ética
Seu objetivo será o de combater o assédio
moral e estimular a ética nas relações dentro da unidade escolar. Sua função
deverá ser o de mediar conflitos e buscar soluções. A comissão será formada, a princípio, por 1
(um) professor dos anos iniciais, 1 (um) professor auxiliar, 1 (um) professor
dos anos finais e 1 (um) profissional terceirizado. No início de cada ano
letivo serão eleitos os membros da Comissão de Ética pelos seus pares, sendo
que a direção não exercerá influência na escolha dos mesmos.
A comissão de ética se reunirá sempre que
algum profissional denuncie ter sofrido ou presenciado algum tipo de assédio. A
direção organizará a liberação dos profissionais membros da comissão para se
reunirem.
A direção apoiará a comissão de ética, sempre
que a mesma se dispuser, na organização de campanhas de combate ao assédio
moral e do fortalecimento da ética nas relações profissionais.
Manter
a docência em sala
Como diretor, manteremos a docência na
disciplina de Geografia em uma turma dos anos finais do ensino fundamental.
Essa iniciativa tem por objetivo manter a direção da escola próxima dos
processos pedagógicos que ocorrem em sala de aula.
Pretende desta forma, combater o
distanciamento existente entre a direção e a sala de aula.
Saída
de Estudos
Apostar nas saídas de estudos como uma forma
de fazer avançar o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é preciso
articular uma política de saída de estudos para nossa escola, que estimule os
professores a planejarem mais atividades desse tipo. Atualmente, o professor
precisa organizar quase todo o processo para que uma saída de estudos ocorra, o
que a torna muitas vezes, uma atividade desgastante mesmo antes que ela ocorra.
Além de consumir algumas aulas para entregar bilhete, recolher dinheiro e
passar os informes.
Ofereceremos aos professores auxiliares, na
forma de adesão, para que um deles assuma o papel de articulador das saídas de
estudos, sempre que estiver fora de sala de aula. O professor auxiliar que
aderir a essa função não receberá outras atribuições fora das aulas que
assumir. Dessa forma, os professores titulares recorreriam a esse profissional
caso necessite de apoio para organização de uma saída. O professor auxiliar
responsável poderá nos horários vagos, por exemplo, ajudar o professor titular
preparando os bilhetes de autorização, agendando ônibus e o local de visitação,
sempre com antecedência e de forma planejada.
A direção da escola agendará no início do ano
letivo os ônibus disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação, que
possuem cotas para cada unidade escolar. Além disso, criará um fundo com
recursos da APP e PDDE para disponibilização de pelos menos 1 (uma) saída de
estudos anual para cada turma. A contratação de uma empresa única para 20 ou 30
viagens, mediante orçamentos e negociações, permite reduzir os custos por
viagem. Se uma saída avulsa custa R$ 150,00, podemos contratar um pacote de 20
ou 30 viagens a um preço mais baixo, entre R$ 100,00 e R$120,00. Isso exige
planejamento e disponibilização de recursos humanos para essa organização, por
isso a importância dessa figura do professor auxiliar para articular esse
processo.
Além disso, apresentará ainda em reunião
pedagógica, uma proposta a ser aprovada, de regras gerais de conduta a serem
obedecidas por professores e estudantes durante as saídas de estudos.
Investir
na construção de laboratórios
Durante os 3 (três) anos do mandato de
diretor, organizaremos um cronograma para a construção de laboratórios
temáticos para as disciplinas que ainda não possuem: educação física,
matemática, linguagens (inglês e português) e história.
Para isso utilizaremos recursos que a escola
recebe e procuraremos estabelecer algumas parcerias. Serão investidos entre 5 e
10% de cada verba descentralizada na compra de materiais para a preparação da
infraestrutura necessária, como tintas, madeiras e demais materiais de
construção. Dos recursos do PDDE, utilizaremos de 40 a 50 % desses recursos
para a aquisição de equipamentos permanentes e materiais didáticos.
Será elaborado um calendário para que a cada
ano, um laboratório seja montado. Para viabilizar recursos humanos para a
construção desses espaços, no ano em que o laboratório de matemática tiver sido
escolhido para montagem, por exemplo, trabalharemos para garantir pelo menos
uma tarde ou manhã livre para que 1 (um) professor dessa disciplina organize os
trabalhos de construção desse espaço. Além disso, ofereceremos aos professores
auxiliares na forma de adesão, para que um deles auxilie o professor de matemática
na construção do laboratório, sempre que estiver fora de sala de aula. O
professor auxiliar que aderir a essa função não receberá outras atribuições
fora das aulas que assumir.
Já o laboratório destinado à disciplina de
educação física será construído ao longo dos três anos do mandato, tendo em
vista que o mesmo deverá ser organizado em área externa ao prédio principal da
escola. Iremos propor a comunidade escolar envolvida com a Escola Aberta, a
destinação de parte dos recursos desse projeto para a aquisição de equipamentos
para esse ambiente. A ideia é que durante as aulas regulares diurnas e da EJA,
no período noturno, esse espaço sirva para aulas de educação física e aos
finais de semana as atividades da Escola Aberta.
Além disso, elaboraremos projeto para
construção de mais uma quadra poliesportiva e de uma quadra de areia na ala sul
da escola, em parte da área destinada para estacionamento. Buscaremos recursos
junto à prefeitura para construção desses espaços. Nosso compromisso, caso
nossa reivindicação não seja atendida é garantia da construção da quadra de
areia com recursos da verba descentralizada e PDDE.
Iremos manter e ampliar a brinquedoteca,
discutindo principalmente com os professores dos anos iniciais como esse
projeto deve ser estruturado e quais aquisições devem ser prioritárias.
Iremos também propor parcerias com as
universidades públicas de Florianópolis e com a equipe de Educação Ambiental da
Comcap para organizarmos uma sala sustentável em área externa ao prédio central
da escola. Esse espaço seria construído com materiais reciclados coletados pela
própria comunidade escolar como garrafas Pet’s, caixas de leite, materiais de
demolição, etc.
A concepção pedagógica desses laboratórios e
ambientes será debatida pela comunidade escolar, e quando aprovada anexada ao
PPP da nossa escola.
A organização desses espaços será tratada
pela direção como uma importante estratégia de articulação da prática pedagógica
dos professores dos anos iniciais, finais, auxiliares e da EJA. Possibilitará a
aproximação e debates entre os educadores sobre o que ensinar e como ensinar em
cada ano/momento escolar, bem como acerca dos recursos didáticos que a escola
precisa disponibilizar para os professores.
Desburocratizar
o trabalho da Direção Escolar
Um dos grandes desafios é garantir um diretor
articulador e mobilizador, diminuindo sua participação na burocracia e
ampliando sua atuação nas demandas políticas e pedagógicas da escola.
No planejamento anual, organizaremos ações
coletivas, que permitem a participação da comunidade escolar na execução de
tarefas que até então são muito centralizadas na atuação individual da direção
da escola. Um exemplo disso, é a organização de eventos, como as festas junina
e da família, assim como a Caminhada da Cidadania. No início do ano, de forma
planejada, a direção proporcionará a formação de grupos de trabalho para
preparação desses eventos.
Além disso, realizaremos a contratação de
serviço de contabilidade para organizar a prestação de contas e, se necessário,
para realização de orçamentos para compras.
O objetivo é menos burocracia e mais
articulação.
Mobilizar
a família para os processos de ensino-aprendizagem
Uma das maiores dificuldades dos professores
e da escola como um todo, especialmente com relação aos estudantes com maiores
dificuldades, é o baixo envolvimento das famílias com a educação dos
estudantes. Uma família ausente da vida escolar pode proporcionar consequências
irreversíveis na vida de uma criança.
Encontrar culpados, geralmente, é o caminho
mais fácil para limparmos nossa consciência. O desafio é encontrarmos soluções
ou caminhos a serem seguidos. Por isso, a direção da escola articulará uma
campanha permanente para estimular as famílias a acompanharem a educação
escolar de seus filhos. Iremos organizar a construção de folders, breves
palestras em reuniões de pais e parcerias com jornais do bairro para divulgação
constante de chamadas sobre a importância da família nos processos de ensino.
Por ser uma campanha permanente, ações de conscientização irão ser organizadas
em diferentes momentos do ano letivo, como em colegiadas e eventos existentes
na escola e até mesmo no bairro.
Além disso, iremos propor aos professores dos
primeiros anos o Projeto Família na Escola. Que constará como um calendário com
dias em que as aulas seriam assistidas pelos pais. A direção garantirá os
recursos necessários para a organização dessas atividades. Nossa intenção é
abrir a escola para as famílias e estimular a participação de pais e
responsáveis nos estudos das crianças.
A intenção de organizar esse projeto nos
primeiros anos é a possibilidade existente no início da vida escolar, da
formação de outra cultura. Com a existência, a princípio de quatro primeiros
anos, cada turma teria uma aula mensal com a participação das famílias.
Banco
de dados
Manter as famílias informadas das atividades
que ocorrem na escola é fundamental para o envolvimento das mesmas com a vida
escolar. Por isso, investiremos na organização de bancos de dados das famílias,
com destaque para os contatos telefônicos e endereços eletrônicos, meios de
comunicação mais diretos e efetivos entre escola e os familiares.
Com os contatos telefônicos organizaremos
listas por turmas e operadoras, para envio de mensagens aos celulares dos
familiares convidando-os para participarem de atividades como colegiados,
reuniões de pais, entrega de boletins e eventos.
Com os endereços eletrônicos cadastrados por
turmas também enviaremos convites para os e-mails dos familiares convidando-os
para participarem de atividades como colegiados, reuniões de pais, entrega de
boletins e eventos. Além disso, elaboraremos boletins, a princípio mensais para
divulgação das atividades realizadas pela escola durante o período.
Hora do
Recreio
Um dos grandes desafios para a direção da
escola é o de organizar pedagogicamente o recreio. Por isso, iremos propor aos
professores e demais profissionais a organização de atividades pedagógicas
durante os períodos de intervalo. O professor de Artes, por exemplo, poderá
propor oficinas de pintura; já o de Educação Física, de jogos, só para
mencionar algumas possibilidades.
O profissional que aderir e desenvolver as
atividades somará um banco de horas, que poderá ser utilizado pelo mesmo, para
a dispensa em alguns dias de trabalho ou de saída antecipada, sempre e somente
negociação prévia com a direção escolar. A compensação dessas horas só não será
fornecida nos dias que o profissional tenha regências de aulas em turmas.
Além disso, com a adesão, o horário desse
profissional será organizado para que sempre possua uma janela antes ou depois
do recreio a fim de garantir seu tempo de intervalo.
Os trabalhadores dos serviços gerais, que
exercem essa função sem lhes ser atribuição, também terão direito a esse banco
de horas. Além disso, iremos promover ações no sentido de legitimar a atuação
desses profissionais perante os estudantes durante os recreios.
Iremos também propor a organização da rádio
escola, que seria organizada por estudantes e supervisionada por professores que
aderirem ao projeto. Os alunos seriam selecionados por um concurso cultural ou
processo seletivo para integrarem a equipe da rádio. A ideia seria a construção
de uma rádio web, que poderia funcionar em determinados momentos da semana, e
nos horários do recreio. Nos intervalos das aulas esse grupo de alunos seria
responsável em produzir e apresentar uma programação musical ou jornalística. A
cada dia, sobre a organização da equipe da rádio, uma turma poderia fazer um
programa, permitindo a participação de todas as turmas no projeto.
Entrada e Saída das aulas
Pretendemos criar algumas ações para melhorar o fluxo dos estudantes durante a entrada e saída da escola.
Na entrada, por exemplo, eles continuariam tendo acesso ao prédio central 15 minutos antes do início das aulas. Nesse espaço pretendemos criar uma ambiente mais acolhedor, com bancos coletivos, etc. Os banheiros seriam abertos apenas cinco minutos antes do sinal bater, para garantir a supervisão e evitar confusões. Na saída, pretendemos bater um sinal cinco minutos antes, que seria uma alerta para os professores iniciarem o fim das atividades e organizarem as salas. Assim, os estudantes organizariam seus materiais e mochilas, as carteiras e aguardariam sentados até o sinal de liberação bater. Geralmente, ao final das aulas, os estudantes ficam ansiosos para saírem, a nossa ideia é acalma-los, e passaremos tais encaminhamentos para os professores.
Laboratórios de Ciências e de
Informática
Uma
possibilidade que já apresentamos aos profissionais que trabalham nesses
laboratórios, é o de retirar parcialmente esses profissionais do atendimento
para cobrir hora/atividade dos anos iniciais. Como a escola provavelmente
receberá dois profissionais para apoio pedagógico. Podemos negociar com a
prefeitura que a escola receba 1 professor para Apoio Pedagógico e 1 professor
para cobrir a hora /atividade.
Dessa
forma, os profissionais do Laboratório de Ciências e de Informática se
dedicariam 20 horas para cobrir hora atividade e 20 horas em projetos de apoio
pedagógico. Se houver acordo com os profissionais, será preciso organizar um
projeto, de forma articulada com a Equipe Pedagógica, e apresentar a Diretoria
de Ensino Fundamental da Prefeitura de Florianópolis.
Nossa
intenção é a de buscar uma saída possível e rápida, dentro das possibilidades
impostas à direção escolar, para que esses profissionais voltem parcialmente a
suas funções originais e que o restante da comunidade escolar possa utilizar
mais esses ambientes. A direção caberia o apoio e empenho na aprovação dos
mesmos.
Ouvidoria
Iremos criar uma ouvidoria da Escola Básica
Profª Herondina Medeiros Zeferino. Será um canal em que a comunidade escolar
poderá solicitar informações e realizar denúncias de forma ágil e sigilosa,
quando necessária.
Transparência
Todas os recursos recebidos pela escola serão
apresentados prestações de contas de forma pública, em mural no hall de entrada
e na página a ser criada da escola.
Site
Uma página na internet será construída, já em
janeiro de 2014, para divulgar as atividades, projetos, ouvidoria, contatos,
prestação de contas, calendário e documentos da Escola Básica Prof.ª Herondina
Medeiros Zeferino.
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