sábado, 2 de novembro de 2013

Ideias


Planejamento com eixo central de trabalho
Planejamento antecipado das ações da escola. Planejamentos abertos a participação da comunidade, com a definição de metas, ações, responsáveis e prazos.

Organização da entrada, saída e intervalos de aula
Organizar o piso térreo da escola para receber os estudantes 15 minutos antes do início das aulas, e abrir os banheiros apenas 5 minutos do início das aulas para garantir a supervisão e diminuir confusões que se concentram nesse espaço. Na saída, bater um sinal 5 minutos antes para que professores e alunos organizem a sala, suas mochilas, e aguardem sentados a saída da sala. 

Hora do Recreio
Avançar na organização pedagógica do recreio. Criação de uma política de incentivo a adesão dos profissionais para o desenvolvimento de atividades no recreio. Suporte para que os estudantes organizem uma Rádio Escola.

Colegiado de Direção
A direção contará com um colegiado, que se reunirá semanalmente as sextas-feiras, e que será responsável por avaliar as atividades desenvolvidas na escola durante a semana, e indicará as demandas e prioridades na agenda da semana seguinte.

Comissão de Ética
Combater o assédio moral e estimular a ética nas relações dentro da unidade escolar. Mediar conflitos e buscar soluções.  Campanhas de combate ao assédio moral e do fortalecimento da ética nas relações profissionais.

Concepção de escola
Do ponto de vista pedagógico, nosso mandato prezará pela garantia do direito a alfabetização e letramento, levando em consideração que isso deva ocorrer de forma articulada a aprendizagem dos conhecimentos científicos historicamente produzidos.

PPP
Temos o entendimento à direção da escola não pode impor seu ponto de vista sobre a concepção pedagógica que a escola deva possuir. Defendemos que isso precisa ser construído de forma coletiva. Por isso, organizaremos a atualização do PPP por etapas em um calendário ao longo dos três anos de mandato.

Respeito às diferenças
A escola é constituída por pessoas com histórias de vida e de formação muito distintas. Respeitar as diferenças para unificar a escola. Privilegiar a construção de consensos como estratégia de ação. Avançar onde existam acordos.

Manter a docência em sala
Continuaremos lecionando a disciplina de Geografia em uma turma dos anos finais do ensino fundamental. Manter a direção atenta e inserida aos processos que acontecem nas salas de aulas. Relação horizontal com os colegas professores.

Saída de Estudos
Organização de uma política de saídas de estudos. Criação de um fundo para garantir ao menos uma saída de estudos anual para cada turma. Deslocamento de um professor auxiliar para articulação dessas atividades.

Investir na construção de laboratórios
Criação em etapas de cinco laboratórios: Educação física, Matemática, Linguagens. História e Sala Sustentável. Utilização de parte do estacionamento interno para a ampliação do numero de quadras esportivas. . Deslocamento de um professor auxiliar acelerar a construção desses espaços.

Desburocratizar o trabalho da Direção Escolar
Ampliação da participação da comunidade escolar nas atividades de organização da escola. Contratação de um serviço de contabilidade para realização das prestações de contas. Perfil de diretor mais pedagógico e menos burocrático.

Mobilizar a família para os processos de ensino-aprendizagem
Criação de uma campanha permanente para ampliação da participação da família no processo de ensino-aprendizado do estudante. Organização do Projeto Família na Escola, com a participação mensal dos familiares nas aulas das turmas do primeiro ano.

Banco de dados
Investir na organização de listas de telefones celulares e e-mails para envio de mensagens de divulgação sobre os acontecimentos da escola.

Laboratórios de Ciências e de Informática
Encaminhar saídas para modificar o funcionamento desses espaços.

Ouvidoria
Iremos criar uma ouvidoria, canal em que a comunidade escolar poderá solicitar informações e realizar denúncias de forma ágil e sigilosa.

Transparência
Todas os recursos recebidos pela escola serão apresentados prestações de contas de forma pública, em mural no hall de entrada e na página a ser criada da escola.

Site
Uma página na internet será construída, já em janeiro de 2014, para divulgar as atividades, projetos, ouvidoria, contatos, prestação de contas, calendário e documentos da Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino.







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