Planejamento
com eixo central de trabalho
Planejamento antecipado das ações da escola.
Planejamentos abertos a participação da comunidade, com a definição de metas,
ações, responsáveis e prazos.
Organização da entrada, saída e intervalos de aula
Organizar o piso térreo da escola para receber os estudantes 15 minutos antes do início das aulas, e abrir os banheiros apenas 5 minutos do início das aulas para garantir a supervisão e diminuir confusões que se concentram nesse espaço. Na saída, bater um sinal 5 minutos antes para que professores e alunos organizem a sala, suas mochilas, e aguardem sentados a saída da sala.
Hora do Recreio
Avançar na organização pedagógica do recreio. Criação de uma política de incentivo a adesão dos profissionais para o desenvolvimento de atividades no recreio. Suporte para que os estudantes organizem uma Rádio Escola.
Colegiado
de Direção
A direção contará com um colegiado, que se
reunirá semanalmente as sextas-feiras, e que será responsável por avaliar as
atividades desenvolvidas na escola durante a semana, e indicará as demandas e
prioridades na agenda da semana seguinte.
Comissão
de Ética
Combater o assédio moral e estimular a ética
nas relações dentro da unidade escolar. Mediar conflitos e buscar
soluções. Campanhas de combate ao
assédio moral e do fortalecimento da ética nas relações profissionais.
Concepção de escola
Do ponto de vista pedagógico, nosso mandato prezará pela garantia do direito a alfabetização e letramento, levando em consideração que isso deva ocorrer de forma articulada a aprendizagem dos conhecimentos científicos historicamente produzidos.
PPP
Temos o entendimento à direção da escola não pode impor seu ponto de vista sobre a concepção pedagógica que a escola deva possuir. Defendemos que isso precisa ser construído de forma coletiva. Por isso, organizaremos a atualização do PPP por etapas em um calendário ao longo dos três anos de mandato.
Respeito às diferenças
A escola é constituída por pessoas com histórias de vida e de formação muito distintas. Respeitar as diferenças para unificar a escola. Privilegiar a construção de consensos como estratégia de ação. Avançar onde existam acordos.
Manter
a docência em sala
Continuaremos lecionando a disciplina de
Geografia em uma turma dos anos finais do ensino fundamental. Manter a direção
atenta e inserida aos processos que acontecem nas salas de aulas. Relação horizontal
com os colegas professores.
Saída
de Estudos
Organização de uma política de saídas de
estudos. Criação de um fundo para garantir ao menos uma saída de estudos anual
para cada turma. Deslocamento de um professor auxiliar para articulação dessas
atividades.
Investir
na construção de laboratórios
Criação em etapas de cinco laboratórios: Educação
física, Matemática, Linguagens. História e Sala Sustentável. Utilização de
parte do estacionamento interno para a ampliação do numero de quadras
esportivas. . Deslocamento de um professor auxiliar acelerar a construção desses
espaços.
Desburocratizar
o trabalho da Direção Escolar
Ampliação da participação da comunidade
escolar nas atividades de organização da escola. Contratação de um serviço de
contabilidade para realização das prestações de contas. Perfil de diretor mais
pedagógico e menos burocrático.
Mobilizar
a família para os processos de ensino-aprendizagem
Criação de uma campanha permanente para
ampliação da participação da família no processo de ensino-aprendizado do estudante.
Organização do Projeto Família na Escola, com a participação mensal dos
familiares nas aulas das turmas do primeiro ano.
Banco
de dados
Investir na organização de listas de
telefones celulares e e-mails para envio de mensagens de divulgação sobre os
acontecimentos da escola.
Laboratórios de Ciências e de
Informática
Encaminhar
saídas para modificar o funcionamento desses espaços.
Ouvidoria
Iremos criar uma ouvidoria, canal em que a
comunidade escolar poderá solicitar informações e realizar denúncias de forma
ágil e sigilosa.
Transparência
Todas os recursos recebidos pela escola serão
apresentados prestações de contas de forma pública, em mural no hall de entrada
e na página a ser criada da escola.
Site
Uma página na internet será construída, já em
janeiro de 2014, para divulgar as atividades, projetos, ouvidoria, contatos,
prestação de contas, calendário e documentos da Escola Básica Prof.ª Herondina
Medeiros Zeferino.
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