Plano de Gestão - Primeira Versão apresentada a Secretaria Municipal de Educação
Título
Mudança! Por um Mandato
Democrático e Coletivo!
Unidade Educativa
Escola Básica Professora
Herondina Medeiros Zeferino
Apresentação - A candidatura do professor Willian a diretor da Escola Básica Professora
Herondina Medeiros Zeferino foi inicialmente, resultado do desejo de um grupo
de colegas professores em torno de um projeto de mudança para nossa escola. A
confiança depositada na candidatura do professor Willian está associada aos
compromissos apresentados e manifestações favoráveis a medidas democratizantes
dos processos de decisão e ampliação da participação coletiva na construção da
escola. A candidatura do Professor Willian apresenta um conjunto de ideias para
debatermos e construirmos de forma transparente e democrática o nosso plano de
gestão. É o resultado de dezenas de reuniões e conversas com professores, e que
em determinados momentos contou com a contribuição de alguns estudantes e pais.
Defendemos que ninguém é capaz de mudar a escola sozinho. A mudança
precisa ser construída em torno de um projeto coletivo.
Contexto da Unidade Educativa - A Escola Básica Prof.ª Herondina
Medeiros Zeferino é o resultado de anos de reivindicações da comunidade escolar
do bairro Ingleses. Em especial da antiga Escola Básica Gentil Mathias da
Silva.
A transição para a nova escola
proporcionou inúmeras transformações no ambiente escolar. Os profissionais
mudaram, e há hoje uma grande renovação dos quadros docentes.
A localização geográfica
representou mudanças nas relações estabelecidas com algumas comunidades, que
antes no período da Escola Básica Gentil Mathias da Silva, estavam próximas e
bastante inseridas no contexto escolar. A realidade atual, até mesmo pela
dimensão da escola e número de estudantes, é que hoje a representatividade
expressiva de algumas comunidades acabou sendo diluída diante do ingresso de
estudantes de outros contextos e realidades.
O Projeto Político Pedagógico,
elaborado na década de 1990, ainda na época da Escola Básica Gentil Mathias da
Silva, perdeu legitimidade na comunidade escolar. Se constitui como tarefa
central da próxima gestão, articular debates para atualizar o PPP, agora da
Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino.
Objetivos
1. Instituir o planejamento como
política de organização das atividades escolares;
2. Defesa do direito a
alfabetização e letramento dos estudantes nos anos iniciais;
3. Estruturação de ambientes
didáticos por disciplina para promover atendimentos diferenciados aos
estudantes;
4. Promover a ampliação da
participação da comunidade escolar nos processo de tomada de decisões.
Referencial Teórico - Do ponto de vista pedagógico, nosso mandato
prezará pela garantia do direito a alfabetização e letramento, levando em
consideração que isso deva ocorrer de forma articulada a aprendizagem dos
conhecimentos científicos historicamente produzidos.
Iremos propor à comunidade
escolar a atualização do Projeto Político Pedagógico da Escola. Não temos a
intensão de impor nossa concepção de escola, pelo contrário, dentro da
diversidade de visões existentes na comunidade escolar, procuraremos
identificar e construir consensos que unifiquem o trabalho docente em torno de
um projeto de escola.
Para esse debate, utilizaremos as
referências pré-estabelecidas pelo Conselho Municipal de Educação, por meio das
resoluções e portarias que regulamentam o ensino fundamental em Florianópolis.
Além disso, documentos norteadores publicados pela Secretaria Municipal de
Educação, como a Matriz Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
deverão ser levados em consideração. Para enriquecer essa importante reflexão,
os profissionais terão plena liberdade para apresentarem todas e quaisquer
correntes teóricas e autores dos quais se identificam e compartilham concepções
e ideais.
Metas
1. Organizar as atividades
escolares a partir de planejamentos prévios;
2. Ampliar a participação de
todos os segmentos da comunidade escolar nos processos de discussão e
construção da escola;
3. Oferecer um ensino
diferenciado, que garanta a alfabetização e o letramento de forma articulada
com a apropriação do conhecimento.
Ações
PPP - Temos o
entendimento à direção da escola não pode impor seu ponto de vista sobre a
concepção pedagógica que a escola deva possuir. Defendemos que isso precisa ser
construído de forma coletiva. Por isso, organizaremos a atualização do Projeto Político
Pedagógico, que deverá abordar a EJA, a política de inclusão e avaliação e os
projetos desenvolvidos na escola como a Escola Aberta, etc.. Durante esse
período de reformulação, o atual PPP continua em vigência.Respeito às diferenças - A escola é constituída por pessoas
com histórias de vida e de formação muito distintas. Respeitar as diferenças
para unificar a escola. Privilegiar a construção de consensos como estratégia
de ação. Avançar onde existam acordos. Planejamento com eixo central de trabalho - Planejamento antecipado das ações da escola. Planejamentos
abertos à participação da comunidade, com a definição de metas, ações,
responsáveis e prazos. Colegiado de Direção - A direção contará com um colegiado
indicado pelo Conselho Deliberativo da Escola, que se reunirá semanalmente as
sextas-feiras, e que será responsável por avaliar as atividades desenvolvidas
na escola durante a semana, e indicará as demandas e prioridades na agenda da
semana seguinte. Comissão de Ética - Combater o assédio moral e estimular
a ética nas relações dentro da unidade escolar. Mediar conflitos e buscar
soluções. Campanhas de combate ao
assédio moral e do fortalecimento da ética nas relações profissionais. Saída de Estudos - Organização de
uma política de saídas de estudos. Criação de um fundo para garantir ao menos
uma saída de estudos anual para cada turma. Investir
na construção de laboratórios - Criação em etapas de cinco
laboratórios: Educação física, Matemática, Linguagens. História e Sala
Sustentável. Utilização de parte do estacionamento interno para a ampliação do
numero de quadras esportivas. Desburocratizar
o trabalho da Direção Escolar - Ampliação da participação da
comunidade escolar nas atividades de organização da escola. Contratação de um
serviço de contabilidade para realização das prestações de contas. Perfil de
diretor mais pedagógico e menos burocrático. Mobilizar a família para os processos de ensino-aprendizagem - Criação de uma campanha permanente
para ampliação da participação da família no processo de ensino-aprendizado do
estudante. Organização do Projeto Família na Escola, com a participação mensal
dos familiares nas aulas das turmas do primeiro ano. Banco de dados - Investir
na organização de listas de telefones celulares e e-mails para envio de
mensagens de divulgação sobre os acontecimentos da escola. Hora do Recreio - Avançar na organização pedagógica do
recreio. Criação de políticas de incentivo a adesão dos profissionais para o
desenvolvimento de atividades no recreio. Suporte para que os estudantes
organizem uma Rádio Escola. Laboratórios
de Ciências e de Informática – Propor projetos para modificar o
funcionamento desses espaços. Ouvidoria
– Criação de uma ouvidoria para que a comunidade escolar
possa solicitar informações e realizar denúncias de forma ágil e sigilosa. Transparência - Todas os recursos
recebidos pela escola serão apresentados prestações de contas de forma pública,
em mural no hall de entrada e na página a ser criada da escola. Site - Uma página na internet será
construída, já em janeiro de 2014, para divulgar as atividades, projetos,
ouvidoria, contatos, prestação de contas, calendário e documentos da Escola
Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino.
Cronograma - As ações propostas nesse plano de gestão serão
organizadas e implantadas conforme calendário a seguir: 2013 - Banco de dados; Hora do Recreio; Laboratórios
de Ciências e de Informática; Ouvidoria; Transparência; Site; Comissão de Ética;
Saída de Estudos; Investir na construção de laboratórios; Desburocratizar o
trabalho da Direção Escolar; Mobilizar a família para os processos de
ensino-aprendizagem; Atualização do PPP; Planejamento com eixo central de
trabalho; Colegiado de Direção. 2014 - Comissão de Ética; Investir na construção
de laboratórios; Desburocratizar o trabalho da Direção Escolar; Mobilizar a
família para os processos de ensino-aprendizagem; Atualização do PPP; Planejamento
com eixo central de trabalho; Colegiado
de Direção. 2015 - Comissão
de Ética; Investir na construção de laboratórios; Desburocratizar o trabalho da
Direção Escolar; Mobilizar a família para os processos de ensino-aprendizagem;
Atualização do PPP; Planejamento com eixo central de trabalho; Colegiado de Direção.
Outras considerações - Logo no início do mandato, iremos construir
junto com a comunidade escolar um planejamento para os três anos de gestão. O
objetivo será o definir, a partir do nosso plano de gestão, quais são as metas
gerais e onde e como desejamos que a Escola Básica Professora Herondina Medeiros
Zeferino esteja.
Título
Mudança!
Por um Mandato Democrático e Coletivo!
Unidade Educativa
Escola
Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino
Florianópolis,
11 de novembro de 2013.
Projeto
de Gestão apresentado pelo candidato Willian
Marques Pauli
Comissão
Eleitoral Local:
Servidão
Três Marias, 1072 – Ingleses – Florianópolis/SC
Fone:
(48) 32693091 - 33694058
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