sábado, 2 de novembro de 2013

Plano de Gestão

Plano de Gestão - Primeira Versão apresentada a Secretaria Municipal de Educação

Título
Mudança! Por um Mandato Democrático e Coletivo!
Unidade Educativa
Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino
Apresentação - A candidatura do professor Willian a diretor da Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino foi inicialmente, resultado do desejo de um grupo de colegas professores em torno de um projeto de mudança para nossa escola. A confiança depositada na candidatura do professor Willian está associada aos compromissos apresentados e manifestações favoráveis a medidas democratizantes dos processos de decisão e ampliação da participação coletiva na construção da escola. A candidatura do Professor Willian apresenta um conjunto de ideias para debatermos e construirmos de forma transparente e democrática o nosso plano de gestão. É o resultado de dezenas de reuniões e conversas com professores, e que em determinados momentos contou com a contribuição de alguns estudantes e pais. Defendemos que ninguém é capaz de mudar a escola sozinho. A mudança precisa ser construída em torno de um projeto coletivo.
Contexto da Unidade Educativa - A Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino é o resultado de anos de reivindicações da comunidade escolar do bairro Ingleses. Em especial da antiga Escola Básica Gentil Mathias da Silva.
A transição para a nova escola proporcionou inúmeras transformações no ambiente escolar. Os profissionais mudaram, e há hoje uma grande renovação dos quadros docentes.
A localização geográfica representou mudanças nas relações estabelecidas com algumas comunidades, que antes no período da Escola Básica Gentil Mathias da Silva, estavam próximas e bastante inseridas no contexto escolar. A realidade atual, até mesmo pela dimensão da escola e número de estudantes, é que hoje a representatividade expressiva de algumas comunidades acabou sendo diluída diante do ingresso de estudantes de outros contextos e realidades.
O Projeto Político Pedagógico, elaborado na década de 1990, ainda na época da Escola Básica Gentil Mathias da Silva, perdeu legitimidade na comunidade escolar. Se constitui como tarefa central da próxima gestão, articular debates para atualizar o PPP, agora da Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino.
Objetivos
1. Instituir o planejamento como política de organização das atividades escolares;
2. Defesa do direito a alfabetização e letramento dos estudantes nos anos iniciais;
3. Estruturação de ambientes didáticos por disciplina para promover atendimentos diferenciados aos estudantes;
4. Promover a ampliação da participação da comunidade escolar nos processo de tomada de decisões.
Referencial Teórico - Do ponto de vista pedagógico, nosso mandato prezará pela garantia do direito a alfabetização e letramento, levando em consideração que isso deva ocorrer de forma articulada a aprendizagem dos conhecimentos científicos historicamente produzidos.
Iremos propor à comunidade escolar a atualização do Projeto Político Pedagógico da Escola. Não temos a intensão de impor nossa concepção de escola, pelo contrário, dentro da diversidade de visões existentes na comunidade escolar, procuraremos identificar e construir consensos que unifiquem o trabalho docente em torno de um projeto de escola.
Para esse debate, utilizaremos as referências pré-estabelecidas pelo Conselho Municipal de Educação, por meio das resoluções e portarias que regulamentam o ensino fundamental em Florianópolis. Além disso, documentos norteadores publicados pela Secretaria Municipal de Educação, como a Matriz Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis deverão ser levados em consideração. Para enriquecer essa importante reflexão, os profissionais terão plena liberdade para apresentarem todas e quaisquer correntes teóricas e autores dos quais se identificam e compartilham concepções e ideais.
Metas
1. Organizar as atividades escolares a partir de planejamentos prévios;
2. Ampliar a participação de todos os segmentos da comunidade escolar nos processos de discussão e construção da escola;
3. Oferecer um ensino diferenciado, que garanta a alfabetização e o letramento de forma articulada com a apropriação do conhecimento.
Ações
PPP - Temos o entendimento à direção da escola não pode impor seu ponto de vista sobre a concepção pedagógica que a escola deva possuir. Defendemos que isso precisa ser construído de forma coletiva. Por isso, organizaremos a atualização do Projeto Político Pedagógico, que deverá abordar a EJA, a política de inclusão e avaliação e os projetos desenvolvidos na escola como a Escola Aberta, etc.. Durante esse período de reformulação, o atual PPP continua em vigência.Respeito às diferenças - A escola é constituída por pessoas com histórias de vida e de formação muito distintas. Respeitar as diferenças para unificar a escola. Privilegiar a construção de consensos como estratégia de ação. Avançar onde existam acordos. Planejamento com eixo central de trabalho - Planejamento antecipado das ações da escola. Planejamentos abertos à participação da comunidade, com a definição de metas, ações, responsáveis e prazos.  Colegiado de Direção - A direção contará com um colegiado indicado pelo Conselho Deliberativo da Escola, que se reunirá semanalmente as sextas-feiras, e que será responsável por avaliar as atividades desenvolvidas na escola durante a semana, e indicará as demandas e prioridades na agenda da semana seguinte. Comissão de Ética - Combater o assédio moral e estimular a ética nas relações dentro da unidade escolar. Mediar conflitos e buscar soluções.  Campanhas de combate ao assédio moral e do fortalecimento da ética nas relações profissionais. Saída de Estudos - Organização de uma política de saídas de estudos. Criação de um fundo para garantir ao menos uma saída de estudos anual para cada turma.  Investir na construção de laboratórios - Criação em etapas de cinco laboratórios: Educação física, Matemática, Linguagens. História e Sala Sustentável. Utilização de parte do estacionamento interno para a ampliação do numero de quadras esportivas. Desburocratizar o trabalho da Direção Escolar - Ampliação da participação da comunidade escolar nas atividades de organização da escola. Contratação de um serviço de contabilidade para realização das prestações de contas. Perfil de diretor mais pedagógico e menos burocrático. Mobilizar a família para os processos de ensino-aprendizagem - Criação de uma campanha permanente para ampliação da participação da família no processo de ensino-aprendizado do estudante. Organização do Projeto Família na Escola, com a participação mensal dos familiares nas aulas das turmas do primeiro ano. Banco de dados - Investir na organização de listas de telefones celulares e e-mails para envio de mensagens de divulgação sobre os acontecimentos da escola. Hora do Recreio - Avançar na organização pedagógica do recreio. Criação de políticas de incentivo a adesão dos profissionais para o desenvolvimento de atividades no recreio. Suporte para que os estudantes organizem uma Rádio Escola. Laboratórios de Ciências e de Informática – Propor projetos para modificar o funcionamento desses espaços. Ouvidoria – Criação de  uma ouvidoria para que a comunidade escolar possa solicitar informações e realizar denúncias de forma ágil e sigilosa. Transparência - Todas os recursos recebidos pela escola serão apresentados prestações de contas de forma pública, em mural no hall de entrada e na página a ser criada da escola. Site - Uma página na internet será construída, já em janeiro de 2014, para divulgar as atividades, projetos, ouvidoria, contatos, prestação de contas, calendário e documentos da Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino.
Cronograma - As ações propostas nesse plano de gestão serão organizadas e implantadas conforme calendário a seguir: 2013 - Banco de dados; Hora do Recreio; Laboratórios de Ciências e de Informática; Ouvidoria; Transparência; Site; Comissão de Ética; Saída de Estudos; Investir na construção de laboratórios; Desburocratizar o trabalho da Direção Escolar; Mobilizar a família para os processos de ensino-aprendizagem; Atualização do PPP; Planejamento com eixo central de trabalho; Colegiado de Direção. 2014 - Comissão de Ética; Investir na construção de laboratórios; Desburocratizar o trabalho da Direção Escolar; Mobilizar a família para os processos de ensino-aprendizagem; Atualização do PPP; Planejamento com eixo central de trabalho; Colegiado de Direção. 2015 - Comissão de Ética; Investir na construção de laboratórios; Desburocratizar o trabalho da Direção Escolar; Mobilizar a família para os processos de ensino-aprendizagem; Atualização do PPP; Planejamento com eixo central de trabalho; Colegiado de Direção.
Outras considerações - Logo no início do mandato, iremos construir junto com a comunidade escolar um planejamento para os três anos de gestão. O objetivo será o definir, a partir do nosso plano de gestão, quais são as metas gerais e onde e como desejamos que a Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino esteja.
Título
Mudança! Por um Mandato Democrático e Coletivo!
Unidade Educativa
Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino
Florianópolis, 11 de novembro de 2013.


Projeto de Gestão apresentado pelo candidato Willian Marques Pauli


Comissão Eleitoral Local:

Servidão Três Marias, 1072 – Ingleses – Florianópolis/SC
Fone: (48) 32693091 - 33694058


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